Arquivo da categoria: Notícias

Aniversário de DEZ ANOS do Bar do Celso !

Amantes da boa cerveja,

E eis que o Bar do Celso, Blog do amigo Luís Celso Jr., vai completar DEZ ANOS de atividade !

celso

E nada melhor do que uma festa pra comemorar uma data tão importante como essa!

A festa de comemoração será no São Paulo Tap House, dia 23 de outubro, a partir das 13:00hs.

Entre as atrações da festa, estão mais de 40 tipos de chopp, brincadeiras cervejeiras, música ao vivo e a participação especial, acústica e roqueira, com uma versão do show WorkChopp, dos integrantes da banda VELHAS VIRGENS: Paulão, Tuca e Cavalo.

Isso além de rifa e leilão de cervejas raras em prol das crianças da ONG Gotas de Flor com Amor.

Nós gostaríamos de deixar nossos parabéns ao Celso, um dos pioneiros na arte do Blog-Cerveja, e desejamos muitas e muitas décadas de cerveja pela frente!

Onde:
São Paulo Tap House
Rua Girassol, 340, 05433-000 São Paulo
(11) 3530-6602

Quando:
Dia 23 de outubro de 2016, Domingo das 13:00 – 22:00

Apareçam!

Bons goles a todos!

 

Brewpub Dogma em São Paulo

Amantes da boa cerveja,

parece que em 2017 teremos mais motivos para beber boas cervejas, frescas e sem frescura: a Cervejaria Dogma, por meio de sua página oficial no Facebook, anunciou que serão iniciadas as obras para construção de sua planta na região do bairro de Santa Cecília!

dogma_brewpub

O local terá produções de 250 a 500 litros e um tasting room anexo para que os clientes possam apreciar as bebidas produzidas por lá!

Esperemos que as obras sejam um pouco mais céleres que as obras do metrô, e que possamos apreciar essas maravilhas o quanto antes!

De nossa parte, desejamos todo o sucesso do mundo para vocês, Bruno, Leo e Luciano, e apenas continuem fazendo o excelente trabalho que vocês já vem realizando, que todo o resto é consequência!

Sucesso e boas cervejas sempre a todos!

Festival de Cervejeiros 2015

Amantes da boa cerveja,

no mês de novembro teremos um evento imperdível para quem produz sua própria cerveja, para quem tem curiosidade sobre esse tema ou mesmo para aqueles que apenas apreciam uma boa cerveja: o Festival de Cervejeiros 2015, organizado pela ACervA Paulista.

festival_banner

Nesse festival, que ocorrerá no final de semana de 20 a 22 de novembro (feriado prolongadíssimo!), teremos um Congresso Técnico que contará com palestrantes do Brasil e internacionais, abordando temas de extrema relevância para todos aqueles que se interessam pelo processo de fabricação ou pelo mercado cervejeiro como um todo, mercado esse que se encontra em expansão, apesar da crise vivenciada pelo país.

As palestras ocorrerão na sexta e no sábado, 20 e 21 de novembro, e serão ministradas no ICB – Instituto da Cerveja Brasil, situado à Avenida das Carinás, 417, no horário das 9 às 19h30 hs.

A programação será a seguinte:

festival_programacao_01 festival_programacao_02

Os palestrantes, figuras com muito conhecimento e nome no mercado, serão os seguintes:

Internacionais (com tradução simultânea)
Hans Müller
Nathan Zeender
Pat Fahey

Nacionais
Alexander Weckl
André Cancegliero
Edu Passarelli
Fred Ming
Humberto Ribeiro
Leonardo Sewald
Luís Celso Jr
Marina Pascholati
Victor Marinho

E, pra completar, após dois dias de muito conhecimento, teremos uma festa de rua gratuita e aberta ao público, com muita cerveja boa, comida, música e gente bacana. Essa festa será na Associação Cultural Cecília, situada à Rua Vitorino Carmilo, 449.

A festa ocorrerá das 11h às 19h.

Para baixar a programação completa clique aqui.

Para comprar seu ingresso clique aqui.

E para maiores informações sobre o festival, clique aqui.

Pessoal, é uma oportunidade única de adquirir muito conhecimento, fazer novas amizades e contatos, beber muita cerveja boa… enfim, tudo de bom !

Nos vemos lá !

 Bons goles e até o festival, amigos !

Microcervejarias no Simples: um dia histórico !

Amantes da boa cerveja,

o dia 1 de setembro de 2015 tem tudo para se tornar um dia histórico para a cerveja artesanal no Brasil: foi aprovado, quase por unanimidade – apenas 2 votos contra – de maneira categórica o projeto de lei que tratava de uma série de alterações no Super Simples, entre elas as alterações de faixa de receita e a tão falada inclusão das micro cervejarias no Simples !

micros_simples

Um grande, na verdade um enorme passo, mas ainda restam algumas etapas a serem cumpridas: o projeto agora vai para o Senado, onde necessita de maioria absoluta – a metade mais um dos 81 senadores - e depois, caso passe pelo Senado, o projeto vai para o colo da PresidentA Dilma, para que seja sancionado ou vetado.

 Na minha opinião, será apenas para cumprir as formalidades, dada à uniformidade de opiniões e discursos de todos os deputados, tanto da situação como da oposição. No Senado acredito que não vá ser diferente. Nem parecia o Brasil !

Gostaria de deixar aqui meus cumprimentos e agradecimentos para tantas pessoas que trabalharam exaustivamente pela aprovação desse projeto, além daqueles que divulgaram e fizeram barulho nas redes sociais: a Abracerva, representada por seu presidente Jorge Gitzler , e também não podemos nos esquecer do trabalho de Marcelo Carneiro, seu antecessor no cargo; o Ministro Afif Domingos e os parlamentares Jorginho Mello, Covatti Filho, Guilherme Campos, além de tantos outros; e todos os cervejeiros e simpatizantes que tumultuaram as redes sociais com informações sobre o andamento do projeto e orquestraram a pressão nos parlamentares por e-mail e outros meios, como Murilo Foltran – o mais empenhado na aporrinhação dos caras, com certeza! – Alexandre Bazzo, Victor Pereira Marinho, Maurício Beltramelli, Leonardo Satt, Leonardo Sewald, David Michelsohn, Bruno Moreira de Brito, Frederico Ming, Marcelo Holl Cury, Marcelo Ribeiro, André Cancegliero, Bob Fonseca, Alexandre Xerxenevsky, Paulo Almeida, Frank Skwirut,  e tantos, tantos outros que ajudaram nessa mobilização !

Parabéns a vocês ! Essa vitória é de todos nós !

E agora a luta é no Senado !

Bons goles e é hoje que me acabo nas artesanais, pra comemorar um pouquinho… na minha geladeira sempre tem espaço para todas !

artesanais

Microcervejarias no Simples: faça a sua parte em 30 segundos !

Amigos,

a votação que decidirá pela inclusão das Microcervejarias no Simples – e que, por consequência, tornará mais justa a tributação desse setor, favorecendo as micro empresas – foi adiada para a próxima terça-feira, dia 01 de setembro de 2015.

COVERSIMPLES

Rolam boatos de que os maiores inimigos agora são a base governista, os prefeitos e governadores e a Receita Federal, que alegam que algumas das mudanças propostas na lei – que tratam de diversos assuntos, entre eles a citada inclusão – trarão queda na arrecadação e trariam prejuízos aos cofres públicos.

Entretanto, as questões que eventualmente ocasionariam perdas já foram discutidas e sanadas:

1) Substituição Tributária, que foi retirada do projeto;

2) Ao ampliar as faixas de faturamento há uma perda de R$ 3,94 bilhões na arrecadação, porém, o acréscimo de 4,2% da base das tabelas é suficiente para anular toda e qualquer perda.

3) Sobre o Micro Empreendedor Individual (MEI): para que não haja perda de arrecadação será excluído o aumento da faixa de enquadramento de 60 mil para 120 mil. Será acatada sugestão da CNM-Municipios para que o aumento seja de 60 mil para 72 mil (corrigido pela inflação).

Tudo está sendo negociado, e o projeto está caminhando bem rumo a sua aprovação.

Entretanto, na minha opinião, nesse país existem duas coisas que podem motivar – e muito – um político a aprovar ou rejeitar determinado projeto de lei: interesses pessoais e opinião pública.

Portanto, meus amigos, chegou a hora de botar pressão, para que eles entendam que a opinião pública está de olho, e que eventuais decisões tomadas por interesses pessoais ou por lobby político não serão perdoadas nem esquecidas.

Existem informações de fontes seguras que dizem que a pressão recebida através de e-mails e mídias sociais está sendo o diferencial nesse projeto, e que os parlamentares estão impressionados com a mobilização apresentada até então.

Portanto, amigos, a hora é de cobrança, e você pode ajudar com apenas 30 segundos do seu tempo, utilizando o seguinte método para e-mails do Google:

1 – Abra a planilha no Google Docs que pode ser acessado através desse link:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1VPtcacDQk1pCqbzfjfvQDssoJtr4ogFaftYxwFt0PrA/edit#gid=0

(ou clique aqui)

2 – Altere o campo ‘Nome’, colocando o seu nome no local indicado abaixo

email_super_simples

3 – Selecione a opção ‘Send Mails’, como indicado abaixo

email_super_simples_send

Fazendo isso, o e-mail será encaminhado para todos os deputados automaticamente, e você estará ajudando com apenas poucos segundos do seu tempo livre.

Faça a sua parte !

Bons goles e até a próxima !

 

Cerveja Artesanal no Simples – 1ª Vitória !

Texto e Foto: Blog Brejas


Simples2

BRASÍLIA – Em reunião deliberativa ordinária acontecida há pouco, os deputados federais integrantes da Comissão Especial do Supersimples do Congresso deliberaram, por unanimidade, por incluir as microcervejarias brasileiras em relatório, o qual se transformará em projeto de lei e, oportunamente, será votado no plenário da Câmara dos Deputados.

A ABRACERVA – Associação Brasileira de Cervejas Artesanais esteve presente representada pelo presidente Jorge Gitzler, bem como os cervejeiros Alexandre Bazzo (Bamberg), Rodrigo Silveira (Invicta), Alberto Nascimento (Colombina), Marco Piacentini (Kessbier), José Carlos Reino e Marcelo Miguel (Candanga), e Ernesto Mathias e Débora Pina (Santa Dica). Todos os representantes fizeram corpo-a-corpo com os deputados antes da votação, explicando aos parlamentares a importância das microcervejarias e a necessidade da implantação do modelo de tributação do Supersimples.

simples1

Avalanche de mensagens foi decisiva

A vitória nesta etapa também tem de ser creditada a todos que enviaram mensagens aos deputados, a partir da campanha “Cerveja Artesanal é Simples” nas mídias sociais promovida pela ABRACERVA.

Há relatos de parlamentares que receberam mais de mil mensagens entre e-mails e menções no Twitter. A avalanche de mensagens, por sinal, rendeu até mesmo um momento cômico na casa (*), quando o deputado Walter Ihoshi (PSD-SP) relatou ao microfone que sua caixa postal ficou lotada de recados, mas não de cervejas.

COVERSIMPLES

Isso só foi possível graças aos blogueiros cervejeiros e entusiastas em geral, sensíveis à causa e, enfim, unidos para um mesmo objetivo.

A luta, porém, não termina aqui. Precisamos continuar a pressão para a aprovação do projeto de lei que será posto oportunamente na pauta do plenário. Assim que possível, a ABRACERVA dará novas orientações a todos os interessados.


Pitacos Beer4Free

  • Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos que nos ajudaram nessa empreitada, seja entrando em contato com algum parlamentar, assessor, divulgando, ou só apoiando nossa causa: a cerveja! Muito obrigado !
  • A luta continua ! Mas hoje, comemoremos com uma cerveja, artesanal “de verdade” de preferência !
  • Para prestigiar os companheiros que foram até Brasília para pressionar os parlamentares, hoje meu “set” vai contar com Invicta e Bamberg (é o que tenho no estoque) ! :)
  • Obrigado Maurício Beltramelli e Brejas pelo texto e fotos !

Inclusão de Microcervejarias no Simples

Amigos,

serão votadas amanhã, dia 1 de julho de 2015, pela Comissão Especial do Supersimples na Câmara dos Deputados, diversos projetos que alteram o Simples Nacional.

COVERSIMPLES

Dentre várias propostas, temos a ampliação do limite de faturamento para enquadramento, a redução do número de faixas de tributação, aumento progressivo na transição de faixas (como ocorre no imposto de renda).

Porém, a principal mudança para o setor cervejeiro seria a inclusão das Microcervejarias no grupo de empresas habilitadas a optar pelo Simples Nacional, proposta pelo Deputado Federal Covatti Filho (PP-RS).

Caso essa proposta seja aprovada teremos uma redução significativa na carga tributária de boa parte das Microcervejarias brasileiras.

Na minha opinião, esse seria um grande avanço, e aí sim tornaria mais justa a tributação das Microcervejarias – as “Micro” mesmo, com produção pequena e local. As mudanças recentes oneraram ainda mais o pequeno produtor, e a opção pelo Simples poderia ser a salvação para muitas pequenas cervejarias que já estão fazendo as contas para ver se ainda vale a pena continuar no mercado.

E você pode ajudar !

No final desse post deixaremos os e-mails dos deputados que podem ajudar, e você pode (ou melhor, DEVE) ajudar a mostrar a força do mercado cervejeiro, enviando um e-mail para os nobres deputados, mostrando os benefícios que as Microcervejarias trazem à sociedade.

Caso queira, deixamos até uma sugestão de e-mail que poderá ser encaminhada a cada um dos parlamentares !

Ajude ! Faça a sua parte !

Bons goles, e muita cerveja para todos, se for com tributação justa melhor ainda !

Lista de e-mails dos deputados que podem ajudar
Clique aqui !

Exemplo de e-mail a ser enviados
Clique aqui !

Brassagem inaugural do Eataly !

Amantes da boa cerveja,

no dia 23 de junho de 2015 foi oficialmente inaugurada a cozinha de brassagens do Eataly, o novo point gastronômico da cidade de São Paulo.

A cozinha de brassagem fica anexa ao Brace, que fica no terceiro andar e é o principal restaurante do Eataly.

A fantástica cozinha cervejeira desse local, que será comandada pela competente equipe da Academia Barbante de Cerveja, é da Egisa e tem capacidade mensal que gira em torno de de 7.000 litros mensais. Lindos demais os equipamentos !

barbante_1

A primeira brassagem da casa foi realizada pelo Teo Musso, cervejeiro italiano fundador da Baladin, e Kátia Jorge e Vinícius Cabral, que fazem parte da Academia Barbante de Cerveja.

barbante_2
Gente Feliz: Katia Jorge, Marcelo Stein, Vinícius Cabral e Teo Musso

A receita escolhida para a primeira brassagem foi uma Witbier, temperada com coentro e casca de laranja, como manda o estilo, mas com a assinatura de Teo Musso, que adicionou duas raízes trazidas especialmente da Itália para dar um toque pessoal à receita.

Nas torneiras do Brace, tínhamos nessa noite festiva as seguintes opções em chope:

  • Barbante Weiss
  • Barbante IPA
  • Urbana Bergamosh, Mild Ale, 3,7% ABV
  • Urbana Gordelícia, Strong Golden Ale, 7,5% ABV
  • Baladin Leön, Belgian Dark Strong Ale, 9% ABV
  • Baladin Nazionale, Belgian Blond Ale,  6,5% ABV
  • Nacional Sa’si, Stout, 4,6% ABV
  • Paulistânia, Premium Lager, 4,8% ABV

A previsão é de que a Witbier elaborada por Teo Musso esteja disponível nas torneiras dos restaurantes do Eataly dentro de 20 dias.

Arrivederci, miei amici ! Birra per tutti !

Bacon Fest – Aniversário da Cervejoteca !

Amantes da boa cerveja,

geralmente quem gosta de uma boa cerveja também gosta de um bom pedacinho de bacon.

Nem todos, concordo, mas com certeza boa parte. Cerveja e bacon, tudo a ver.

Como também não é segredo pra ningém, o chef Ronaldo Rossi, da Cervejoteca, é apaixonado por esses dois temas.

cervejoteca

E, pra comemorar o quarto aniversário da Cervejoteca, o lugar mais legal do mundo (uau, já se passaram quatro anos!), ele levou a sério sua paixão por cerveja e bacon e vai promover a Bacon Fest !

baconfest3

Será uma festa onde o Bacon terá papel principal, e serão servidos:

  • Sanduíche de pancetta preparada na cerveja
  • Bolinho de bacon com molho de torresmo e pururuca de frango
  • Bolo de chocolate com cerveja e bacon caramelizado

Tudo isso regado pelas centenas de rótulos que podem ser encontrados na Cervejoteca !

Quando
Sábado, dia 20/06/2015, das 13:00 às 18:00 hs

Onde
Cervejoteca, o lugar mais legal do mundo
Rua Sena Madureira, 749,  São Paulo
Fone: 11 5084-6047

Página do Evento
Bacon Fest

Bons goles e muito bacon para todos !

Festa e Resultado X Concurso Nacional

Amantes da boa cerveja,

aconteceu no sábado, dia 06 de junho de 2015, em Porto Alegre, a Festa do X Encontro Nacional das ACervAs.

xnacional

A festa, que aconteceu na Casa do Gaúcho, foi muito legal, com farta distribuição de cervejas, caseiras e comerciais.

Para forrar o estômago, nada mais gaúcho do que churrasco: carne bovina, de porco, frango e linguiça.

As festas dos encontros nacionais das ACervAs são sempre as mais divertidas para os cervejeiros caseiros, sempre acabamos revendo amigos que vemos poucas vezes durante o ano, e esses reencontros, sempre regados com boas cervejas, são sempre divertidos.

A Casa do Gaúcho simplesmente BOMBOU, acho que foi uma das festas das ACervAs que teve mais público.

Já eram quase três horas da tarde, a festa tomada de gente desde as 13:30, ambiente já lotado, e a fila para entrar ainda estava assim:

XNacionalFila2

E o mais impressionante é de que, nem de perto, chegou a faltar cerveja.

Alguns stands mais conhecidos, como o da Seasons, chegaram a secar seus barris, mas mesmo no final da festa ainda tinha MUITA cerveja, muito mais do que todos juntos ali poderiam beber.

Ponto pra ACervA Gaúcha, pois sabemos como é difícil mensurar as quantidades de comida e bebida para eventos desse porte.

Durante a tarde, após algumas horas de bebedeira e conversa, foram também divulgados os ganhadores do X Concurso Nacional das ACervAs.

Dessa vez, infelizmente, não ganhamos nenhuma medalha.

O mais próximo que chegamos disso foi com uma Schwarzbier, inscrita no nome de Alexandre Perozzo, meu parceiro nas brassagens, que chegou a ficar entre as finalistas para as cervejas da categoria 2, “Bock, Amber & Dark Lagers”.

Mas vamos aos resultados:

Categoria 1: Pilsner & Light Lagers
1º Lugar:  Guilherme Alonso e João Luis Zilli    / 2A. German Pilsner (Pils) – PR
2º Lugar: Emerson Moreira / 1D. Munich Helles  – RJ
3º Lugar: Rodrigo Campos Oliveira / 1D. Munich Helles -CE

Categoria 2: Bock, Amber & Dark Lagers
1º Lugar: Everton Delfino e Gean Carlo Vila Lobus / 5D. Eisbock – PR
2º Lugar: Diogo Gomes, Gregório Ventura e Rodrigo Resende  / 4B. Munich Dunkel – RJ
3º Lugar: Carlos Henrique Menezes e Silva e Alessandro Pereira Lins  / 4C. Schwarzbier – ES

Categoria 3: Híbridas
1º Lugar: Marcelo Mendes / 6C. Kolsch – SP
2º Lugar: Ramon Gontijo Garcia Barbosa e Leonardo Couto Nascimento / 7B. California Common Beer  – MG
3º Lugar: Roberto Pusch Garcia e Dilino Adolfo / 7C. Dusseldorf Altbier – PR

Categoria 4: English Pale Ale
1º Lugar: Alberto De Medina Coeli Villwock e André Ellwanger  / 8C. Extra Special/Strong Bitter(English Pale Ale) – RS
2º Lugar: Estevão Chittó e Frederico Ottoni / 8C. Extra Special/Strong Bitter(English Pale Ale) – RS
3º Lugar: Gustavo Nelio De Salles / 8C. Extra Special/Strong Bitter(English Pale Ale) – MG

Categoria 5: Ales Irlandesas e Escocesas
1º Lugar: Paulo Mattos / 9E. Strong Scotch Ale – SP
2º Lugar: Ricardo Zambelli / 9E. Strong Scotch Ale – SP
3º Lugar: Everton Delfino / 9E. Strong Scotch Ale – PR

Categoria 6: Ales Americanas
1º Lugar: Filipe Bortolini e Renan Bassani / 10A. American Pale Ale – RS
2º Lugar: Robert Krause Reichert e André Luís Krause   / 10A. American Pale Ale -RS
3º Lugar: Lucas Meneghetti e Maurício Gutteres / 10B. American Amber Ale – RS

Categoria 7: Porter & Brown Ale
1º Lugar: Lucas Meneghetti e Estevão Chittó / 11C. Northern English Brown Ale – RS
2º Lugar: Everton Delfino / 11A. Mild – PR
3º Lugar: Rodrigo Santos Sant’Anna / 12C. Baltic Porter – RS

Categoria 8: Stout
1º Lugar: Paulo Mattos / 13F. Imperial Stout – SP
2º Lugar: Carlos Henrique Menezes e Silva  e Alessandro Pereira Lins / 13F. Imperial Stout – ES
3º Lugar: Maurício Ribeiro De Vasconcelos e Edson Fernando Da Silva / 13C. Oatmeal Stout – MG

Categoria 9: India Pale Ale
1º Lugar: Marcelo Mendes / 14B. American IPA – SP
2º Lugar: Carlos Henrique Menezes e Silva e Alessandro Pereira Lins / 14C. Imperial IPA – ES
3º Lugar: Conrado Leite e Vitor Eugenio De Toledo Junior / 14B. American IPA – SP

Categoria 10: Trigo e Centeio
1º Lugar: Lúcio Botelho / 15C. Weizenbock – RJ
2º Lugar: Rodrigo Jordão Magalhães Rosa e Raul Santiago Rosa  / 15A. Weizen/Weissbier – SP
3º Lugar: Natanael Batista / 15A. Weizen/Weissbier – RS

Categoria 11: Ales Belgas e Francesas
1º Lugar: Paulo Diniz e Rubens Diniz / 16E. Belgian Specialty Ale (Fermentação primária com levedura Saison. Fermentação secundária com Brettanomyces. Utilização de Malte de Centeio)- SC
2º Lugar: Ronaldo Dutra Ferreira / 16E. Belgian Specialty Ale (Belgian Pale Ale com adição de Brettanomyces) – SC
3º Lugar: Paulo Mattos / 16E. Belgian Specialty Ale(Belgian IPA) – SP

Categoria 12: Sour Ales
1º Lugar: Ronaldo Dutra Ferreira / 17E. Gueuze – SC
2º Lugar: Rafael David e Rubens Hilcko e Marco Koch / 17B. Flanders Red Ale – PR
3º Lugar: Rafael David e Marco Koch / 17C. Flanders Brown Ale/Oud Bruin – PR

Categoria 13: Belgian Strong Ale
1º Lugar: Guilherme Follmer e Eri J.Follmer/18B. Belgian Dubbel-RS
2º Lugar: Rafael Bernardes Rossetto e Paulo Rossetto Neto / 18D. Belgian Golden Strong Ale – PR
3º Lugar: Carlos Henrique Menezes e Silva e Alessandro Pereira Lins  / 18E. Belgian Dark Strong Ale – ES

Categoria 14: Strong Ale
1º Lugar: Rafael Oliveira e Daniele Felippe / 19C. American Barleywine  – RJ
2º Lugar: Alexandre Zoratto e Carlos Carriconde / 19A. Old Ale – RS
3º Lugar: Marlos Monçores e Quatro Graus / 19B. English Barleywine – RJ

Categoria 15: Cervejas com Frutas / Outros Vegetais
1º Lugar: Lucas Meneghetti e Estevão Chittó / 20A. Fruit Beer (Berliner Weisse com uvas Cabernet Sauvignon) – RS
2º Lugar: Paulo Diniz e Rubens Diniz / 20A. Fruit Beer (Porter com framboesas)-SC
3º Lugar: Estevão Chittó e Lucas Meneghetti / 20A. Fruit Beer (Saison com morangos e Brettanomyces ) – RS

Categoria 16: Defumadas e Envelhecidas em Madeira
1º Lugar: Marlos Monçores e Quatro Graus / 22C. Wood-Aged Beer(Imperial Stout maturada em carvalho)- RJ
2º Lugar: Marlon Hammes e Elias Hammes / 22A. Classic Rauchbier- PR
3º Lugar: Ronaldo Dutra Ferreira / 22C. Wood-Aged Beer(Belgian Dark Strong Ale com Amburana) – SC

Categoria 17: Especiais
1º Lugar: Gabriel Kollross / 23A. Specialty Beer (Saison com hibiscus) – SC
2º Lugar: Lucas Meneghetti e Estevão Chittó / 23A. Specialty Beer (Imperial Porter with French Pressed Coffee) – RS
3º Lugar: Gustavo Franke Brixner / 23A. Specialty Beer (Dry stout com folhas de tabaco e maturada com chip de carvalho envelhecido em Tequila) – RS

Categoria 18: Hidromel
1º Lugar: Pedro Joel Da Silva Filho / 24C. Sweet Mead – RS
2º Lugar: Douglas Rodrigues / 26C. Open Category Mead (Mel de angico; maturado com lascas de madeira de angico.) – SC
3º Lugar: Douglas Rodrigues / 25C. Other Fruit Melomel (Suco natural de cajá.)  – SC

Best of Show
 1º Lugar: Lucas Meneghetti e Estevão Chittó / 20A. Fruit Beer (Berliner Weisse com uvas Cabernet Sauvignon) – RS
2º Lugar: Paulo Diniz e Rubens Diniz / 16E. Belgian Specialty Ale (Fermentação primária com levedura Saison. Fermentação secundária com Brettanomyces. Utilização de Malte de Centeio) – SC
3º Lugar: Marcelo Mendes / 6C. Kolsch – SP

Além de todas as premiações com as medalhas para cada categoria, a organização do concurso criou o troféu “Panela de Ouro”, para o cervejeiro com maior número de medalhas.

E o campeão do troféu “Panela de Ouro” foi Lucas Meneghetti, da ACervA Gaúcha, que faturou 2 ouros, 1 prata e 1 bronze.

Parabéns, Lucas Meneghetti ! E parabéns também a Estevão Chittó, seu parceiro, que também levou uma prata e um bronze pra casa.

Essa dupla matou a pau !!!!!!

A ACervA Paulista também faturou algumas medalhas ! Dos nossos competidores, os maiores vitoriosos foram meu “primo” Paulo Mattos, com dois ouros e um bronze, e Marcelo Mendes, com dois ouros e um bronze no Best of Show com sua Kolsch!

xnacionalpaulo
Paulo ostentando suas medalhas !

Parabéns, Paulo e Marcelo!

Para ver os resultados em PDF, de uma maneira mais completa, incluindo as cervejas finalistas, clique aqui.

E que venha o próximo, no Rio de Janeiro. em 2016 !

A ACervA Paulista marcará presença mais uma vez, com certeza !

xnacionalacerva

Em tempo: gostaria de registrar também um parabéns especial para o nosso velho amigo Rodrigo Jordão de Magalhães Rosa, que junto com seu filho Raul Santiago Rosa, conquistou uma prata na “Categoria 10: Trigo e Centeio” com o estilo 15A Weizen/Weissbier.

xnacionalrodrigo
Palavras dele: “Depois de tanto bater na trave, até que enfim ganhamos uma medalhinha !”

Fica aqui nosso parabéns para a dupla, pai e filho !

Bons goles a todos e até a próxima !