Arquivo da categoria: Lançamento

Capitu Diadorim – Cerveja Artesanal Sem Glúten

Amantes da boa cerveja,

durante muito tempo o mercado cervejeiro no Brasil, salvo algumas exceções, padeceu do mal da falta de criatividade: o mercado elegia um estilo para ser a “bola da vez”, e a maioria das cervejarias lançava um rótulo seguindo esse estilo, num efeito de manada que acabava diminuindo a possibilidade de surgirem produtos diferentes no mercado.

Foi assim com as Weiss durante muito tempo, depois chegou a vez das APAs, IPAs e suas variantes.

Entretanto, principalmente no âmbito das micro-cervejarias (e das ciganas), essa época parece que ficou pra trás, e temos sido brindados com lançamentos bem interessantes nos últimos meses.

capitu_sem_gluten

E é nesse contexto que a Cervejaria Capitu, com seu novo lançamento, busca explorar um mercado pouco explorado pelas cervejas artesanais: a Capitu Diadorim, uma Belgian Saison que leva mandioquinha em sua composição, ganhou uma versão sem glúten!

Numa parceria com a Better Food for You, a cervejaria Capitu desenvolveu uma variação de sua já famosa Saison, utilizando-se de uma técnica que emprega enzimas na degradação das proteínas de glúten.

A receita escolhida leva mandioquinha, um ingrediente que já é naturalmente sem Glúten, e que casa muito bem com a levedura escolhida – uma levedura Belga que proporciona toques frutados e um final seco à cerveja. A mandioquinha, além de contribuir na base de açúcares fermentáveis, ajuda levemente no corpo, dando um toque sedoso e aveludado à cerveja.

capitu_glutenfree_02

O conjunto entrega uma cerveja leve, refrescante, porém com personalidade, alto drinkability e muito gostosa de se beber!

E, devido ao fato de ser Gluten-Free, a cerveja estende a todos o universo da cerveja artesanal, podendo ser consumida por  aqueles que possuem alguma intolerância alimentar, por quem simplesmente optou por retirar a proteína da dieta e até mesmo por celíacos severos.

:)

Num mercado com tão poucas opções sem glúten, como a linha da gaúcha Lake Side e as canadenses Glutenberg (além de outros pouquíssimos rótulos), a Capitu Diadorim Glúten Free tem tudo para se tornar um grande sucesso!

Quem puder experimentar, fica a dica ! E avisem seus amigos !

Onde encontrar
A Cerveja Capitu será distribuída na capital e região metropolitana de São Paulo e interior do estado, Belo horizonte e Rio de Janeiro, além de estar disponível em clubes de cerveja por assinatura e pela internet. A cerveja está à venda em garrafas de 310ml.

Contato
Frederico Ming
Alo@cervejacapitu.com.br
www.cervejacapitu.com.br

Para saber mais sobre a história da Cerveja Capitu acesse: www.cervejacapitu.com.br

Para ficar por dentro acesse:
www.facebook.com/cervejacapitu

SAC: alo@cervejacapitu.com.br

:)

Cheers, boas cervejas, bebam com moderação e sem glúten!

Lançamentos – Cervejas Caravan

Amantes da boa cerveja,

nesse próximo sábado, dia 13 de agosto de 2016, teremos o lançamento do segundo lote das Cervejas da Caravan.

caravan

Estarão disponíveis, tanto em chope como em garrafas, três rótulos da cervejaria: Summer Ale, American Pale Ale e West Coast IPA.

O lançamento será – pra variar – no Empório Alto dos Pinheiros, a partir das 14:00 hs, e será embalado por uma banda de Jazz que tocará no Parklet do EAP !

Quem quiser tomar uma boa cerveja e ouvir uma boa música, está mais do que convidado!

Onde:
Empório Alto dos Pinheiros
Rua Vupabussu, 305, Pinheiros – São Paulo, SP
Fone: (11) 3031 – 4328

Quando:
12 de agosto de 2016, a partir das 14:00 hs

Bons goles e nos vemos por lá!

:)

Lançamento: J.Beer Wee Heavy

Amantes da boa cerveja,

na próxima terça-feira, dia 18 de agosto de 2015, teremos o lançamento do segundo rótulo da J.Beer, cervejaria cigana dos amigos João Belentani e Ricardo Zambelli, mais dois cervejeiros que surgiram nas panelas e agora estão produzindo comercialmente suas receitas.

j_beer_2

A receita escolhida para o segundo rótulo é a ultra campeã Wee Heavy, com potentes 8,2% de álcool e um amargor não tão pronunciado, de 25 IBU.

jbeerwee

Essa cerveja é a evolução da receita campeã de 2014, onde essa cerveja levou, além da medalha de ouro, o título de Best of Show do evento, ou seja, foi a MELHOR cerveja do concurso, dentre TODAS as amostras de TODOS os estilos inscritos !

Nada mal !

A cerveja segue com rigor o estilo Wee Heavy, apresentando uma base bem maltada e encorpada, com notas carameladas e um toque de turfa.

Uma cerveja complexa ! Para os fortes !

Quem quiser experimentar, está convidado !

Durante o evento de lançamento, a cerveja também estará disponível numa versão em “Cask”.

Onde:
Empório Alto dos Pinheiros
Rua Vupubaçu, 305, Pinheiros – São Paulo, SP

Quando:
18 de agosto de 2015, a partir das 19:00 hs

Bons goles e até a próxima !

St. Gallen lança Double Red especial para inverno

Vila St. Gallen lança chope especial de inverno

Quem pensa que chope é uma bebida exclusiva para dias quentes está enganado. Ele é sim uma excelente opção para os dias com baixa temperatura, como no inverno.

Pensando nestes dias mais frios que estão por vir, a Vila St. Gallen, templo da cultura cervejeira, criou o chope de inverno, estilo Double Red Ale, para os visitantes da serra de Teresópolis durante a estação. Elaborado pelo cervejeiro Gabriel Di Martino, o chope de inverno tem 9,2% de teor alcoólico, notas de cassis e adição da fruta na maturação, com cinco variedades de malte de cevada e três variedades de lúpulo.

saintgallenred2

“Chope, cerveja, bebidas boas, devem ser apreciadas em qualquer estação do ano e a qualquer momento. E no inverno não pode ser diferente, ainda mais se falando de cerveja, pela sua grande variedade de estilos que combinam com o clima frio e aconchegante da estação. As mais indicadas são as cervejas mais alcoólicas, adocicadas, amargas e complexas. Além de ajudar a esquentar elas combinam com pratos e comidas mais pesadas do inverno, e sem mencionar que são ótimas companhias para momentos a dois”, explicou Gabriel.

Para harmonizar, o chef Lucas Mendes, do restaurante Harlekin Pub, na Vila St. Gallen, sugere a torta St. Patrick, feita com carne de cordeiro, cozida lentamente com legumes, cogumelos e cerveja escura com molho encorpado e leve, coberto com massa folheada.

Vila St. Gallen

Com o objetivo de incentivar o turismo na região, a Cervejaria St. Gallen criou um espaço para disseminação da cultura cervejeira em 2011: a Vila St. Gallen. Réplica de uma pequena cidade homônima localizada na Suíça alemã, o espaço é composto por uma vila com capelinha, rua de comércio, agradáveis restaurantes, e por uma bela cervejaria – coração desta vila germânica – a Cervejaria Sankt Gallen. O local, inspirado nas tradições europeias, recebe mais de 5 mil visitantes por mês. A Vila St. Gallen é o templo da cultura cervejeira de Teresópolis. No local, são produzidos chopes artesanais e exclusivos, criados pelo cervejeiro Gabriel Di Martino, com edições sazonais e limitadas.

Especificações do Chopp:
Tipo: Ale
Estilo: Double Red Ale
Vol. Alc.: 9,2%
IBU: 40

Onde: Vila St. Gallen
Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166 – Alto – Teresópolis
(21) 2642-1575

Quando
Quintas de 19h à meia-noite
Sextas de 12h à 00:30
Sábados e feriados de 12h à 00:30
Domingos de 12h às 19h

Fonte/Texto: Cervejaria St. Gallen / RPM Comunicação

Lançamento: Colorado / St. Feuillien Marguerite

Amantes da boa cerveja,

aconteceu ontem, dia 12 de maio de 2015, no Delirium Café São Paulo, o lançamento da mais nova cria da Colorado, em parceria com a belga St. Feuillien.

Aproveitando sua passagem pelo Brasil alguns meses atrás, Alexis Briol, mestre cervejeiro da St. Feuillien, deu vida à Marguerite, uma Saison de 6.7% de teor alcoólico e que leva rapadura em sua fórmula – assim como a Indica, uma das cervejas mais bem sucedidas da Colorado.

colorado_marguerite

Além disso, ela passa por refermentação na garrafa, sendo a primeira vez que a Colorado se arrisca a utilizar essa técnica.

Alexis Briol, como a maioria dos cervejeiros belgas, dá muita importância ao fermento, e é um perito nesse assunto.

Junte a qualidade de Alexis à inventividade da Colorado e sua tradição em utilizar ingredientes brasileiros em suas receitas.

O resultado é uma cerveja de corpo brasileiro e alma belga, um DNA que combina tradição e inovação , uma cerveja chamada Marguerite, um nome de mulher em homenagem à contribuição feminina para a história da cerveja na Bélgica.

A Colorado já havia se arriscado no estilo Saison, com colaborativa com a norueguesa Nogne Ø e a gaúcha Tupiniquim, quando lançou a Ybá-ia, uma saison com uvaia, que é uma fruta nativa da mata atlântica.

colorado-yba-ia2

Ou quando elaborou a Carambreja, cerveja feita especialmente para o aniversário de 5 anos do Bar Brejas, em Campinas, outra Saison, que dessa vez leva carambola e manjericão em sua fórmula.

colorado_Carambreja_Rotulo

Pois é, olha só a Colorado se especializando na escola Belga !
:)

Parabéns, Colorado e St. Feuillien !
Bons goles a todos e até a próxima!

Lançamento: Baden Baden IPA ! (Será?)

Amantes da boa cerveja,

acontecerá hoje, dia 28 de abril de 2015, no Butantan Food Park, a partir das 18:00 hs, o lançamento de mais um rótulo da cervejaria Baden Baden !

baden_chegou

Embora a própria página do Facebook da cervejaria faça mistério, existem fortes indícios de que se trata do lançamento da Baden Baden IPA.

Caso se confirme esse rótulo, a Baden Baden preenche uma lacuna na sua linha de cervejas, porque dentre os estilos procurados pelos apreciadores de cervejas artesanais / especiais, o India Pale Ale é sem dúvida um dos que faz mais sucesso.

Eu mesmo, particularmente, sou um bebedor contumaz de IPAs, e sempre (eu disse SEMPRE) está faltando IPA na minha geladeira, mesmo que ela esteja completamente lotada !

Resta saber se o preço será convidativo… ou então aguardemos a próxima promoção do Pão de Açúcar… deve ser muito bom comprar Baden Baden IPA com 50% de desconto !
:)

baden_chegou_2

Onde
Butantan Food Park – Butantã – São Paulo/SP
R. Agostinho Cantu, 47 (ver mapa)

Quando
28 de Abril de 2015, das 18h  às 22h

Funcionamento Regular do Butantan Food Park
Segundas às quartas-feiras das 11h às 16h
Quintas-feiras aos sábados das 11h às 22h
Domingos das 12h às 19h

 

Lançamento: Way Imperial Mangue Stout

Amantes da boa cerveja,

nesse próximo sábado, dia 18 de abril de 2015, das 11:00hs às 17:00 hs, ocorrerá em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, o lançamento da Way Imperial Mangue Stout.

O evento será aberto ao público e ocorrerá nas instalações da cervejaria Way, um ambiente muito agradável que vale a pena conhecer!

Na minha opinião, a Way é uma das melhores cervejarias do Brasil, que figura certamente no Top 5 quando o quesito é custo-benefício !

A Imperial Mangue Stout, uma cerveja forte, escura e complexa, terá produção sazonal. Maturada durante 6 meses e refermentada na garrafa, a nova cerveja da Way Beer apresenta 10,7% de álcool e 84 IBU.

way_ris_2

Particularmente, esse é um dos estilos que mais aprecio ultimamente, e acredito que a Way, que não dá ponto sem nó, deve ter produzido uma ótima representante do estilo ! Estou muito curioso para experimentar o lançamento !

No evento de lançamento, a cerveja poderá ser consumida no local ou levada para casa.

Além do novo lançamento, estarão disponíveis outras cervejas que marcaram os quatro anos de história da Way Beer, entre eles a recém-lançada Saque IPA e as clássicas Amburana, Avelã Porter e Brett IPA.

A entrada será gratuita, mas a capacidade de público será limitada.  O evento contará ainda com opções gastronômicas curitibanas.

Onde:
Fábrica da Way Beer
Rua Pérola, 331 – Pinhais, região metropolitana de Curitiba, das 11h às 17h.

Mais informação pelo telefone (41) 3653-8853 ou no site www.waybeer.com.br.

Bons goles e até a próxima !

Lançamento: J.Beer Amber Ale

Amantes da boa cerveja,

na próxima semana teremos o lançamento de mais uma cerveja: será a J.Beer Amber Ale, primeiro rótulo da J.Beer, mais uma cervejaria cigana do estado de São Paulo.

j_beer_2

A J.Beer, assim como algumas outras cervejarias ciganas, também nasceu nas panelas, e agora chega ao mercado sendo produzida na Blondine, que fica em Itupeva, interior de São Paulo.

A J.Beer Amber Ale é uma American Amber Ale com 30 IBU e 5,5% de teor alcoólico, e foram produzidos 2.500 litros da cerveja nesse primeiro lote.

A execução da receita ficou a cargo do Cervejeiro da J.Beer João Belentani e do Mestre-Cervejeiro da Blondine, Victor Pereira Marinho.

Victor, que está envolvido em praticamente todos os últimos lançamentos da área cervejeira paulista, confidenciou a alguns de seus amigos mais próximos que ele possui um ardiloso plano para ser o responsável pela execução simplesmente de TODAS as cervejas feitas no Brasil. Está no caminho certo… hehehehehe (piada detected*)

Brincadeiras à parte, o Victor merece tudo o que vem colhendo, pois é um cervejeiro super talentoso e tem um boa parcela de responsabilidade no crescimento de algumas boas cervejarias paulistanas, como é o caso da Urbana e da Júpiter, por exemplo !

Os responsáveis pela J.Beer são João Belentani e Ricardo Zambelli, cervejeiros caseiros filiados à ACervA Paulista, que já obtiveram boas conquistas nos últimos concursos nacionais:

Em 2014, Salvador

Ouro no estilo Belgian Blonde Ale;
Ouro no estilo Strong Scotch Ale;
Best Of Show com a Strong Scotch Ale (ou seja, a MELHOR cerveja do concurso, dentre TODAS as amostras de TODOS os estilos).

Em 2013, Curitiba

Bronze no estilo American Amber Ale.

Essa American Amber Ale de 2013 é, inclusive, a base da receita que está sendo lançada comercialmente agora, depois de ter algumas arestas aparadas e ter sido feito o ajuste fino nos detalhes da receita.

Eu, particularmente, fico muito contente quando os cervejeiros caseiros, companheiros de batalha no meio das panelas, profissionalizam-se e chegam ao mercado.

Temos vários exemplos de sucesso, desde os mais recentes como a Capitu, de Frederico Ming e Marcelo Holl Cury, como as mais veteranas, caso da Urbana de André Cancegliero.

Isso só mostra a imensa qualidade que os cervejeiros caseiros possuem, e serve para mostrar aos que acham que cervejas caseiras são cervejas de qualidade inferior que eles estão redondamente enganados.


Voltando ao lançamento da cerveja, a J.Beer organizou um calendário de lançamento que conta com cinco datas em cinco estabelecimentos diferentes:

j_beer_calend2


Dia 15 de Abril, Quarta-Feira, às 19:00 hs

Empório Alto dos Pinheiros: 
Rua Vupubaçu, 305, Pinheiros – São Paulo, SP

j_beer_eap

Como tem se tornado praxe, os principais lançamentos de cerveja sempre tem sido no bom e velho Empório Alto dos Pinheiros.


Dia 16 de Abril, Quinta-Feira, às 20:00 hs

Emporium Rock Beer Club: 
Rua Bom Pastor, 1655, Ipiranga – São Paulo, SP

Nesse dia ocorrerá o 1º Workshop de Harmonização de Cervejas e Embutidos, promovido pelo Emporium Beer Rock Club.

j_beer_1

Nesse evento, serão oferecidos 4 tipos de embutidos artesanais do Empório Curato, harmonizado com 4 rótulos de cervejas artesanais.

Em paralelo a essa degustação, teremos a J.Beer Amber Ale, com a presença de João Belentani para trocar uma ideia com os presentes.


Dia 18 de Abril, Sábado, às 17:00 hs

Delices Empório & Gula: 
Av. Padre Nelson, 1374 – Matão, SP

Nesse dia teremos harmonizações de cervejas e venda de chop com preço promocional.


Dia 25 de Abril, Sábado, às 12:00 hs
Capitão Barley: 
Rua Cayowaá, 358, Água Branca – São Paulo, SP

O Capitão Barley sediará no dia 25/04 o Festival de Chopes Paulistanos, que contará com diversas opções de chope de São Paulo. Alguns dos cervejeiros responsáveis pela elaboração das cervejas estarão presentes, e poderão bater um papo descontraído com os clientes.

Nesse festival, estarão disponíveis chopes com preços promocionais das seguintes cervejarias: J.Beer, Urbana, Júpiter, Noturna, Prima Satt, Serra de Três Pontas e Guarubier.


Dia 26 de Abril, Domingo, às 15:00 hs
Empório Quintal da Vó: 
Rua Dr. João Batista de Lacerda, 621, Moóca – São Paulo, SP

Para regar as comidinhas oferecidas por Food Trucks, teremos a J.Beer Amber Ale fechando o intenso calendário de lançamentos.


Pessoal, com tantas opções de datas, locais e horários, é praticamente impossível que você não consiga reservar ao menos um dia para provar a mais nova cerveja artesanal paulistana !

Prestigiem algum dos eventos !

Prestigiem o movimento cervejeiro paulista !

Se beber, não dirija !

Bons goles e até a próxima !

(*)piada detected: para evitar entendimentos equivocados (ou mal intencionados) por parte de pessoas que queiram gerar polêmica, sempre que eu postar algo que seja uma piada ou uma afirmação irônica, utilizarei o indicador piada detected para que os leitores saibam que se trata apenas de uma brincadeira, e que quaisquer tentativas de polemizar sobre essas declarações despretensiosas serão sumariamente ignoradas !

Júpiter Australiana?

Amantes da boa cerveja,

a paulistana Júpiter resolveu explorar os aromas e sabores da Austrália, e lançou uma nova cerveja utilizando os lúpulos australianos Ella Vic Secret, Galaxy, e Summer.

“A intenção é entender as diferenças regionais e trabalhar o terroir do lúpulo” diz Victor Marinho, responsável pela receita.

jupiter

Essas variedades de lúpulos trazem a diversidade da composição de solo e dos demais fatores de terroir australiano, com sabores e aromas frutados e resinosos.

A nova Júpiter Pale Ale Australiana navega por sabores como grapefruit, apricot, melão e maracujá.

“Acho que tem um pouco do espírito homebrewer, de conhecer uma variedade nova de lúpulo e logo querer usar, mostrar pra todo mundo que coisa bacana que encontramos”, diz David Michelsohn, um dos sócios da cervejaria.

O lançamento oficial será nessa próxima segunda-feira, dia 06 de abril de 2015, às 19:00 hs e em dois locais distintos: no Imbiss e no Empório Alto dos Pinheiros, o nosso EAP.

Imbiss
Rua Purpurina, 94

EAP
Rua Vupubassú, 305

E, para aqueles que não são muito chegados a mudanças, a super consagrada versão da Júpiter American Pale Ale continua sendo comercializada normalmente.

Assim que eu tiver a oportunidade de degustar a nova versão Australiana, coloco minhas impressões !

Bons goles e até a próxima !

 

Quem aí já tomou Fio Terra?

Amigos,

na noite de 10/03/2015, aconteceu no EAP o lançamento da nova cerveja da Urbana, a Fio Terra, uma autoproclamada Orange IPA com 70 IBU de amargor.

fio_terra

A Urbana, mais uma vez, trilhou o caminho da irreverência para dar nome a uma de suas cervejas, algo muito comum no ramo das cachaças (quem nunca tomou uma cana grossa Nabunda?), mas pouco explorado nas cervejas até a chegada da Urbana.

nabunda

Como diz a propaganda da Fio Terra, é uma cerveja com um toque diferente – de laranja !

Dessa vez, o pessoal da Urbana se superou, e foi gravado até um vídeo promocional que ficou muito engraçado (ainda mais para quem conhece os “atores” do vídeo)… hahahahahaha… só acho que tinha que ter aberto a garrafa “no dente”, abridor de garrafas é coisa de boiola !

Com relação à cerveja, a Fio Terra é uma IPA muito bem feita, é uma Single Hop que utiliza apenas Amarillo, o que por si só já lhe proporciona um aroma bem cítrico característico desse lúpulo.

A laranja, que foi adicionada em forma de uma farinha feita com a casca da fruta, foi adicionada tanto na brasagem como na maturação. Entretanto, é sutil, o toque frutado (ui) aparece no aroma, no sabor ele é um pouco encoberto pelo amargor potente da cerveja.

Foram produzidos 2.500 litros nesse primeiro lote, e a cerveja está disponível em garrafas de 330 ml e em chope.

fio_terra_pq

Eu não pude comparecer à festa de lançamento, que se iniciou às 19:00hs, mas dei um jeito de passar no EAP durante o dia e tive a oportunidade de tomar o primeiro chope depois do barril ser engatado !

Quando saiu a notícia de que ia ter Fio Terra no EAP, uma semana antes do lançamento começou a se formar uma enorme fila na porta do estabelecimento, e os organizadores do evento tiveram que deixar bem claro que se tratava apenas de uma cerveja, para evitar que o bar sofresse processos por propaganda enganosa !

Fui desafiado a sair falando pra todo mundo que eu adorei tomar Fio Terra… então lá vai:

“Tomei Fio Terra e áááááááááá-dooooo-gueeeeeeeeeeeei ! ”
hahahahahahahahahahaha

Agora, falando sério: eita mundo chato esse em que estamos vivendo ! Ouvi relatos de pessoas que sentiram ofendidas com a brincadeira feita com o nome da cerveja, e aquela velha patrulha do politicamente correto deu as caras mais uma vez, com um falso moralismo hipócrita que adora julgar os outros antes de julgar a si mesmo.  Afinal, é só uma cerveja com nome bem humorado… e bom humor não faz mal a ninguém !

Para essas pessoas, acho que só há um remédio: tomar fio terra. E se puder ser acompanhado de uma boa cerveja, como esse ótimo lançamento da Urbana, melhor ainda ! E se de quebra estiver rolando Lionel Ritchie então… hehehe

Bons goles a todos, e tomem Fio Terra com moderação !