Beer4Free no SuperBowl

Amantes da boa cerveja,

quem aí curte NFL?

Nesse dia 1 de fevereiro de 2015 teremos o SuperBowl XLIX, que será disputado entre New England Patriots e Seattle Seahawks.

Playoff-PictureCP-desktopV1

O que isso tem a ver com cerveja?

Adicione um comentário nesse Post com o resultado que você acha que vai dar no Superbowl ! Quem acertar o resultado leva para casa um Kit contendo 5 cervejas e um copo especial para degustar as cervejas.

b4f_superbowl

1 Leffe Vieille Cuvée, de Dinant, Bélgica;
1 Rofer IPA, de Itupeva, interior de São Paulo
1 Paulaner Hefe-Weissbier, de Munique, Alemanha;
1 Baden Baden Red Ale, da cervejaria que fica em Campos do Jordão, mas essa unidade tendo sido fabricada em Itu, interior de São Paulo;
1 Eisenbahn Strong Golden Ale, de Blumenau/SC;
1 taça da Stella Artois

Caso mais de uma pessoa acerte, valerá a postagem que tenha sido feita com maior antecedência !

E se ninguém cravar o resultado, quem chegar mais próximo leva, seguindo os critérios abaixo, nessa ordem:

– Diferença de pontos entre as equipes;
-Número exato de pontos do time vencedor;
-Número exato de pontos do time perdedor;
-Número de pontos mais próximo do time vencedor;
-Número de pontos mais próximo do time perdedor.

Participe ! E chame seus amigos !

Bons goles a todos!

Aniversário: BrewDog São Paulo, 1 ano de atividade !

Amantes da boa cerveja,

aconteceu nesse último final de semana, nos dias 24 e 25 de janeiro, a comemoração do primeiro aniversário do BrewDog Bar São Paulo.

brewdog

Para celebrar essa data, tivemos algumas novidades: 2 chopes inéditos da BrewDog, que acabam de chegar ao Brasil: o This is Lager e a Brixton Porter.

thisislagerbrixton

Além dessas duas ótimas opções, tivemos também outras novidades, como a Invicta Velhas Virgens Beijos de Corpo; Júpiter APA e IPA; Stillwater Classique; Evil Twin Ryan and the Beaster Bunny ;  Seasons Holy Cow 2 e Blanchieta.

Além das cervejas, também tivemos novidades gastronômicas elaboradas pelo chef consultor Diego Belda, ex-Rohtko: Mac and Cheese e Coxinhas de asa de frango fritas com molho agridoce. E o ‘Na Garagem’, com seu tradicional Cheese Salada !

nagaragem

Para completar,  os drinques com cerveja recém-lançados pela casa, como o Punk Ginger (R$16), que leva Punk IPA, gengibre, mel e suco de limão e o Weiss Sour (R$16), com cerveja de trigo, whisky, mel e limão.

BrewDog Bar São Paulo, parabéns pelo seu primeiro ano de funcionamento, e que venham muitos outros pela frente !

Bons goles a todos, e corram para o BrewDog, ótimas (excelentes mesmo!) cervejas a um preço justo.

BrewDog Bar São Paulo
Rua Coropé, 41, Pinheiros
São Paulo, SP
Fone: 11 3032-4007

App Beer 4 Free – Nova Versão !

   Amantes da boa cerveja,

já está disponível a nova versão do nosso aplicativo na Google Play.

googleplay

Nessa nova versão, foi criado um novo menu que pode ser acessado através do botão existente no canto esquerdo superior.

nova_versao_1

Nesse novo menu, foram acrescentadas algumas novas funcionalidades, com informações relacionadas principalmente à cerveja caseira:

nova_versao_2

Concursos Nacionais: permite que sejam consultados os resultados de todos os concursos nacionais realizados pelas ACervAs, oferecendo a possibilidade de utilização de diversos filtros, a fim de que se possa comparar dados estatísticos por estado, por cervejeiro, além de outros detalhes.

Receitas Campeãs: nessa opção, serão listadas todas as receitas utilizadas pelos cervejeiros campeões. Estamos trabalhando para aumentar o número de receitas disponibilizadas, mas para isso temos que entrar em contato com cada cervejeiro, para que ele autorize a publicação da sua receita.

ACervAs pelo Brasil: mostra todas as ACervAs existentes no Brasil, com o link para contato. Tem vontade de aprender a fazer cerveja? Não existe local mais adequado para conseguir informações do que a ACervA do seu estado ! Entre em contato com ela e apaixone-se por esse Hobby maravilhoso !

Foi adicionado também um menu que liga e desliga o som do aplicativo. Ele é muito útil quando você resolve entrar no App durante o expediente e não quer que o seu chefe escute nenhum tipo de som que entregue que você largou aquele relatório chato por alguns minutos…

nova_versao_3

E para facilitar o fechamento do aplicativo, foi adicionado também um menu que fecha automaticamente o aplicativo, independente da tela em que você esteja. É mais rápido do que utilizar o botão ‘Voltar’ seguidas vezes.

nova_versao_4

Os outros menus ainda se encontram em fase de construção, mas em algumas semanas teremos mais novidades ! Enquanto isso, preparem-se para o dia 02 de fevereiro, quando os sorteios da Capitu Tilted Barn terão início !

Bons goles, obrigado pela audiência, e agradeço a todos que possam prestigiar nosso trabalho ! Compartilhem ! Prestigiem nossos parceiros ! E viva a boa cerveja !

Cerveja de graça? Só aqui mesmo !

Amantes da boa cerveja,

a próxima cerveja que escolhemos para sortear para os amigos do Beer4Free é a Capitu Tilted Barn (celeiro virado), uma Session / Specialty Beer que consegue ser clara e leve, mas ao mesmo tempo defumada e aromática, uma cerveja com personalidade.

Os nossos sorteios terão início no dia 02 de fevereiro de 2015 !
capitu_olhos2

Quer receber na sua casa uma cerveja Capitu Tilted Barn totalmente de graça?

capitu_3

Baixe nosso aplicativo na Google Play e teste sua sorte ! Se você for sorteado, poderá degustar essa excelente cerveja no conforto do seu lar !

googleplay

E pra brincadeira ficar ainda mais legal, depois de finalizado o sorteio das cervejas, sortearemos um dos ganhadores para receber, além da cerveja, o copo personalizado da Capitu, para deixar a degustação ainda mais agradável !

capitu_4
E tudo o que você tem que fazer é clicar no botão “Quero ganhar uma cerveja!“. Fica sabendo na hora se foi contemplado, sem complicações, sem cadastro, sem login, sem nada ! E pode participar quantas vezes quiser ! Em casa, no ônibus, durante o cafezinho no trabalho, no banheiro, na fila do banco, na fila do supermercado… ou até mesmo tomando uma cerveja no seu Pub favorito ! Muito fácil, prático e divertido !

E o melhor de tudo: não é enganação ! Consulte os ganhadores das últimas promoções no próprio aplicativo, veja os depoimentos na Google Play, tire suas dúvidas através dos nossos canais de contato !

Cerveja de graça? É Beer4Free !

Bons goles, e fiquem atentos a novidades !

 

Lançamento: Delirium Argentum

Amantes da boa cerveja,

como eu havia comentado, os lançamentos de novas cervejas seguem bombando aqui em São Paulo. É difícil acompanhar a todos !Nessa semana mesmo já tivemos o lançamento da Wasabiru, na Cervejaria Nacional… opções não faltam para quem gosta de uma boa cerveja !

Pois bem… nessa quarta-feira, dia 21/01, teremos mais um lançamento: trata-se da Delirium Argentum, cerveja lançada para comemorar os 25 anos da Delirium Tremens.

Para celebrar o  25º aniversário da Delirium Tremens, a cervejaria Huyghe criou essa nova cerveja (em quantidade limitada), a Delirium Argentum – que significa prata, em latim. Tanto seu nome quanto seu rótulo fazem menção às “bodas de prata” da Delirium Tremens.

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

O lançamento não poderia ser em outro lugar: será no Delirium Café, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, a partir das 18h.

Ela é uma Belgian IPA feita com 6 tipos de lúpulo, malte de cevada tostado e malte de trigo resultando em 7.0% de teor alcóolico e 49 IBU’s. Ela passa, ainda, por processo de dry-hopping.

A Delirium Argentum estará disponível em garrafa de 750ml e em chope ! Corra e garanta o seu !

Delirim Café São Paulo
Rua Ferreira de Araújo, 589
Fone: 11 2495-2225

Delirim Café Rio de Janeiro
Rua Barão da Torre, 183 – Ipanema
Fone: 21 2502-0029

Bons goles e até a próxima!

Lançamento: Wasabiru, Cervejaria Japas

Olá, amantes da boa cerveja !

Se alguns (muitos) anos atrás encontrar cervejas boas e diferentes era uma tárefa árdua – escolher entre Brahma e Antártica era cruel, e a Original era “A” cerveja! – hoje em dia novas cervejas são lançadas com muita frequência aqui na capital paulista.

É até difícil se programar para acompanhar tantos lançamentos: cervejas sazonais, cervejas de linha, novas cervejarias, novos brewpubs… a vida de pseudo-blogueiro não é fácil! É um trabalho realmente difícil e sacrificante acompanhar esses lançamentos e degustar novas cervejas…

:D

Pois bem, contaremos agora como foi o lançamento da Wasabiru, nova sazonal da Cervejaria Nacional em conjunto com a Japas Cervejaria.

_b4f_wassabiru-577x577

A Japas Cervejaria é uma cervejaria constituída por cinco ‘japas’ que se uniram para conceber essa American Pale Ale que, para ficar bem ‘oriental’, recebeu uma dose de wasabi na maturação.

japas_2

Fernanda Ueno, da cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto (presente virtualmente e em ‘poster’).

Carolina Oda, sommelière do Ici Brasserie, Gerente de Cerveja da Cia. Tradicional de Comércio e Professora do Science of Beer.

Carolina Okubo, da Cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto.

Maíra Kimura, da cervejaria carioca 2cabeças.

Yumi Shimada, sommelière, publicitária e designer de rótulos.

O lançamento aconteceu nessa última segunda-feira, dia 19/01/2015, na Cervejaria Nacional, que fica na Av. Pedroso de Morais, 604, São Paulo – SP.

A Cervejaria Nacional estava bombando de gente, todos sedentos pela inusitada criação das japas cervejeiras.

DSC08253
A Cervejaria Nacional estava ‘Crowdeada’

O sucesso foi tamanho que mais de 250 litros já se foram nessa primeira noite, um pouco menos da metade dos 650 produzidos. O restante continua engatado, podendo ser degustado na Cervejaria Nacional até o último gole.

A Wasabiru é uma American Pale Ale muito bem feita, bem aromática, com 5,5% de teor alcoólico.

Na aparência, ela apresenta uma coloração dourado clara, e é levemente turva. A carbonatação estava adequada, apesar da pouca duração da espuma.

No sabor, o malte é equilibrado por um amargor relativamente potente, e o Wasabi aparece como um tempero a mais na cerveja, sem sobrepujar os demais sabores.

Confesso que, embora não seja um apreciador de wasabi e da culinária japonesa em geral (apesar de ser casado com uma japa!), gostei bastante do resultado: meu medo era de que o sabor forte do wasabi mascarasse todos os outros aromas e sabores, mas isso não ocorreu. O sabor dele está lá, é perceptível, mas é bem mais suave do que eu esperava. Ficou uma mistura interessante e muito equilibrada !

Japas, parabéns pelo resultado final, uma ótima cerveja para iniciar uma história que tem tudo para ser duradoura!

Na foto abaixo, uma dica sobre a próxima cerveja a ser distribuída pelo Beer4Free…

japas_1

Amantes da boa cerveja, aproveitem para degustar a Wasabiru antes que seja tarde.

Bons goles e até a próxima!

Cerveja com Wasabi? É coisa de Japa…

Boa noite, amantes da boa cerveja !

Uma notícia interessante: na próxima segunda-feira, dia 19/01, será lançada a nova sazonal da Cervejaria Nacional, a Wasabiru, uma American Pale Ale Pale Ale que leva o famoso lúpulo japonês Sorachi Ace e, para dar um toque ainda mais japonês, recebe Wasabi durante a maturação.

A história dessa cerveja é muito interessante, pois ela foi idealizada pela Japas Cervejaria, uma cervejaria formada por (pasmem) cinco japinhas com aspecto angelical e jeitinho feminino, mas com cerveja na veia e todas atuantes nesse ramo:

_b4f_JAPAS

Carolina Oda, sommelière do Ici Brasserie, Gerente de Cerveja da Cia. Tradicional de Comércio e Professora do Science of Beer.

Carolina Okubo, da Cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto.

Fernanda Ueno, da cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto.

Maíra Kimura, da cervejaria carioca 2cabeças.

Yumi Shimada, sommelière, publicitária e designer de rótulos.

Decididamente, isso derruba por terra qualquer insinuação machista de que cerveja é coisa para homens.

Ou acentua essa teoria? Porque agora, ao invés de usar aquele velho clichê e mandar a mulher pegar uma cerveja na geladeira, os maridos dessas japas poderão literalmente falar pra mulher “fazer a cerveja”!
:D

Pessoal, é BRINCADEIRA ! Japas cervejeiras, é BRINCADEIRA (sou casado com uma e sei o quanto elas podem ficar bravas…)

_b4f_logo_japas-577x577

Voltando à cerveja…

Segundo a descrição da cerveja disponibilizada no site da Cervejaria Nacional, ela é de um visual dourado intenso, no aroma encontra-se notas cítricas de limão e eucalipto, e na boca um amargor limpo e intenso.

A Wasabiru possui 5,5% de teor alcoólico e um amargor de 45 IBU – potente o suficiente para impressionar os não iniciados.

_b4f_wassabiru-577x577

Resta saber como o corpo da cerveja, o amargor e os sabores intensos do Wasabi reagirão em conjunto nessa cerveja!

Mas essa dúvida tem data e hora pra acabar:

Festa de lançamento da Japas
Data: 19/01/15
Endereço: Cervejaria Nacional ­ Av. Pedroso de Morais, 604 ­ Pinheiros – São Paulo ­ – SP
Mais informações: facebook.com/japascervejaria

Prestigie nosso trabalho ! Baixe nosso aplicativo (apenas para Android), curta nossa página no Facebook, e aguarde mais cerveja grátis dentro de alguns dias !

Bons goles a todos !

Da Lata !

(Baseado em matéria do site Isto É : Dinheiro)

Amantes da boa cerveja, a cor vermelha das latinhas já pode voltar a ser utilizada pela Itaipava.

Após uma briga judicial que vinha se arrastando desde 2011, a Cervejaria Petrópolis, que produz a Itaipava, teve uma vitória no STJ, que reviu o acórdão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que proibia a empresa de utilizar essa cor em suas latinhas.

A Ambev alegava que a cor vermelha da Itaipava confundia o consumidor, pois a Brahma tinha acabado de mudar a cor de suas latinhas e havia lançado uma peça publicitária.

A Cervejaria Petrópolis recorreu ao STJ, e o ministro João Otávio de Noronha, relator do recurso, considerou que cor não é marca. Ainda segundo esse ministro, é plenamente possível a convivência de produtos de empresas concorrentes que utilizem embalagem da mesma cor.

“Portanto, o fato não enseja a confusão entre as marcas Brahma e Itaipava, sobretudo quando suficientemente conhecido e diferenciado o seu principal e notório elemento distintivo: a denominação”, afirmou.

Pois bem, amantes da boa cerveja, essa foi mais ou menos a matéria que li no site da Isto É.

Mas creio que cabem aqui algumas considerações: sem entrar no mérito da qualidade das cervejas envolvidas ou preferências pessoais, eu me pergunto: será que as grandes cervejarias nacionais não deveriam dar um maior valor ao conteúdo, ao produto em si, à cerveja propriamente dita, do que às campanhas publicitárias e às cores que serão utilizadas nas embalagens em que as cervejas são vendidas?

A Ambev, no último ano, começou a olhar com mais atenção para a produção de cervejas diferenciadas, com os lançamentos da Bohemia que apresentou algumas novas cervejas: a Bela Rosa, uma Witbier com pimenta rosa; a Jabutipa, uma IPA com jabuticaba; a Caá-Yari, uma Belgian Blonde Ale com erva mate, essas três em chope. E a mais complexa delas, a Bohemia Reserva, uma English Barley Wine lançada numa edição limitada com garrafas numeradas.

bohemiasnovas

Uma ótima iniciativa para uma empresa do tamanho da Ambev, que parece começar a perceber a importância das cervejas especiais.

Mas, voltando à briga entre Ambev e Itaipava, na minha época (ah, como eu estou ficando velho) latinha vermelha era sinônimo de cerveja do estilo Bock !

A Kaiser, na época, fez tudo como manda o figurino: montou uma bela campanha publicitária, mas também acompanhada de um excelente produto (quem não se lembra daquele jingle que grudava na cabeça… Ô ô ô Kaiser Bock… Ô ô ô Kaiser Bock… )

kaiserbock
Essa, sim, a verdadeira lata vermelha!

Por muitos anos, a Kaiser Bock continuou sendo lançada durante os meses de inverno e, apesar de não ser a melhor Bock do mundo, é uma excelente cerveja com um custo benefício espetacular !

Pra matar a saudade reveja o jingle !

Infelizmente, no ano passado, ela não foi lançada, e temo que em 2015 a história se repita… espero que não !

Na minha opinião, a campanha publicitária é muito importante, mas ainda mais importante é o produto final que ela anuncia.

Será que, ao invés das macro-mega cervejarias perderem tempo (e dinheiro) brigando na justiça até a última instância (será que isso chegará ao Supremo?), não teria sido melhor investir seu tempo na criação de novos produtos?

Tenho a plena convicção de que todos os que eu conheço que apreciam cerveja teriam o mínimo de curiosidade de experimentar, nem que fosse ao menos uma única vez, uma Brahma IPA, ou uma Brahma Witbier.

O pessoal da velha guarda (alguns tios e velhos conhecidos – velhos no quesito idade… hehehe) me conta saudoso como era boa a Brahma Porter ! Por que não trazê-la de volta à vida?

Brahma Porter no Brasil, por enquanto só assim – vejam o divertido post do Homini Lúpulo:
http://www.hominilupulo.com.br/universo-da-cerveja/ambev-brahma-porter-substitui-malzbier/

A Ambev até já produz alguns estilos diferentes em outros países, como no Chile, por exemplo, onde realmente existe a Brahma Stout e a Brahma Porter… por que não fazer o mesmo aqui no Brasil?

Elas "equixistem" sim !
Elas “ecxistem” sim !

Creio que essas ações seriam muito mais inteligentes do que ficar congestionando o nosso sistema judiciário com questões de menor importância: o bebedor não está interessado se a cerveja que ele bebe vem numa lata vermelha, preta, azul ou branca.

O importante é oferecer um produto honesto, de qualidade e a um preço justo para o consumidor final.

É isso aí, pessoa ! Cheers !

Bons goles a todos (em garrafa, em chope ou latas de qualquer cor) e até a próxima !

Quem é o pai dessa criança?

Amantes da boa cerveja,

gostaria da ajuda de vocês, especialmente dos cervejeiros caseiros de São Paulo.

A fabricação caseira de cerveja é um hobby fantástico, que nos proporciona momentos fantásticos, especialmente quando nossas cervejas ficam boas e fazemos a alegria de  nossos amigos e parentes.

E, principalmente quando elas ficam boas, é comum a troca de garrafas entre cervejeiros caseiros, ou presentear algum amigo, ou presentear amigos de amigos que você sabe que também fabricam cerveja, ou que apenas gostam de experimentar cervejas diferentes… e quando você menos espera, tem cervejas suas rodando por aí e você nem está sabendo!

E o caminho inverso é ainda mais legal: não é incomum eu receber cervejas caseiras de cervejeiros que eu sequer conheço, vindas de amigos ou parentes meus que receberam algumas garrafas.

E eis que nesse Reveillon meu cunhado, Fernando Benigno da Silva, chegou com uma garrafa de uma cerveja com gengibre, que lhe foi dada por um amigo, que havia recebido essa garrafa de um outro amigo, que é cervejeiro caseiro.

DSC08155
Uma cerveja cor acobreado claro, com um aroma sutil, mas ainda assim perceptível, de gengibre. Seca, corpo médio-leve, com uma espuma consistente e duradoura.

No sabor, o gengibre aparecia, mas de uma maneira muito equilibrada com o malte, sem aquele dulçor enjoativo que às vezes costumam aparecer nesse tipo de cerveja. O amargor ajudava a balancear o conjunto, e a cerveja era muito boa. Muito boa mesmo !

Não tenho maiores informações sobre o pai dessa criança ! Alguém sabe quem é? Chamem o Ratinho !

DSC08156

Gostaria de parabenizar o cervejeiro, e conseguir a receita dessa ótima cerveja !

Abraço, e bons goles a todos !

Volta à ativa e um bom 2015 a todos !

Amantes da boa cerveja,

depois de uns merecidos dias de férias – nos quais tivemos até mesmo um pouco de trabalho na nova versão do nosso aplicativo que será lançada em breve – estamos voltando à ativa nesse novo ano que se inicia.

Aproveitamos para informar que as últimas Colorado Indica referentes ao primeiro sorteio serão postadas nessa terça-feira, dia 06/01/2015.

Um ótimo ano a todos, com muita saúde, paz, prosperidade e ótimas cervejas !

Aguardem novidades no decorrer do mês de janeiro, lançaremos a nova versão do aplicativo com uma área contendo informações relacionadas a cerveja caseira, além de realizarmos novos sorteios de cervejas !

Bons goles a todos !