6º Concurso Estadual de Cervejeiros – Veja como foi

Amantes da boa cerveja,

entre os dias 21 e 26 de setembro ocorreu o julgamento do 6º Concurso Estadual de Cervejeiros de São Paulo !

estadual_resultado

O estilo escolhido para o concurso desse ano foi o 22A – Double IPA (Família 22: Strong American Ale – BJCP 2015).

O primeiro colocado, além do troféu e certificado, terá aproximadamente 1.900 litros da sua cerveja produzida na cervejaria Dádiva e vendida como cerveja sazonal da casa, recebendo 30 litros desta produção, além de participar de todo o processo de brassagem na fábrica.

Os segundo e terceiro lugares, receberão troféu, certificado e, respectivamente, 18 e 12 unidades de cervejas do portifólio da cervejaria Dádiva.

Eu tive o privilégio e a honra de participar do julgamento em alguns dos dias (ou melhor, das noites), e foi uma experiência gratificante poder ajudar na decisão das finalistas, nas mesas de mini BoS (onde as melhores cervejas de cada dia eram colocadas lado a lado para que fosse selecionada a amostra que estaria na mesa final, no sábado) e também na mesa final, onde foram selecionados o vencedor, o segundo e o terceiro colocados dentre as amostras classificadas para a mesa final.

BoS_01

BoS_02

Nessa mesa final, após alguns debates sobre as amostras analisadas, os juízes Marcelo BenitoGiuliano Matos (eu! :) ), Marcelo Breda, Paulo Almeida e Victor Pereira Marinho chegaram ao resultado final, que foi o seguinte:

estadual_02

estadual_03

1º lugar: Jorge do Val
2º lugar: Sérgio Müller
3º lugar: Leonardo Sardinha
4º lugar: Evandro Sanches
5º lugar:Tiago Bittar

estadual_01
Eu (esquerda), Sérgio Muller (vice-campeão, centro) e Jorge do Val (campeão, direita) !

Gostaria de parabenizar a todos os cervejeiros que participaram do concurso e a todos que de alguma forma ajudaram na organização, sem vocês a realização do concurso não seria possível.

Um obrigado especial a todos os juízes:

Alessandro Morais
André Cancegliero
Cauê Santos
David Michelson
Douglas Giacomini
Elizabeth Marino
Fred Ming
Giuliano Matos
Guilherme Hoffmann
Guto Procópio
Juliana Behr
Julio Bernardo
Katia Tanner
Kethlyn Diniz
Luis Celso
Luis Nascimento
Marcelo “Benito” (foi em TODOS os dias, obrigado Benito!)
Marcelo Breda
Patrick Bannwart
Paulo Almeida (foi em TODOS os dias, obrigado Paulão!)
Rodrigo Casarin
Rodrigo Turini
Tegnus Lamas
Victor Bonomi
Victor Marinho

Além dos juízes, foram de importância fundamental também todos que participaram do Staff do concurso:

Bruno Lins da Costa Borges
Fernando Henrique de Abreu
Fernando José Ganzelli Lima de Azevedo
Gilberto Grassi
Guilherme Fernandes Momesso
Katia Tanner
Maicon Luiz de Souza
Marcio Marchetti Kovacs
Marco Antonio Bernardo Filho
Oscar de Palacios

“Aê, desce mais uma Double IPA e uma porção de fritas” !!!!!!!!
hahahahahahahahaha

Obrigado mesmo, pessoal !

E, finalmente, eu gostaria de deixar um agradecimento em especial a Igor Puorro e a Lari Paschoal, que foram sem dúvida as pessoas que mais trabalharam para viabilizar a realização desse concurso.

Parabéns pela ótima organização e pelo excelente trabalho, tanto no planejamento como na execução desse planejamento ao longo dos últimos dias: recebimento e acondicionamento das amostras, preparação do ambiente para julgamento, recrutamento dos juízes, compra de pãozinho, água e a condução da avaliação ao longo de toda a semana !

PARABÉNS !  Vocês sempre terão minha admiração e meu respeito !

E obrigado a todos por ajudar e fazer acontecer um concurso dessa magnitude !

Ah, e claro, agradeço imensamente também à Luiza Tolosa e à Cervejaria Dádiva, que, acreditando no potencial dos cervejeiros da ACervA Paulista, ofereceu a possibilidade de realizarmos essa parceria no primeiro rótulo ultra-lupulado de seu portfólio !

Obrigado !

Bom pessoal, só sei que foi assim !

Bons goles a todos, e bora esperar a brassagem na Dádiva… já tá pronta? Já tá pronta? Já tá pronta? Dizem que fica pronta em novembro…

Sortearei algumas dessas belezinhas no aplicativo Beer4Free assim que estiverem prontas !

 Abraço, galera !

Microcervejarias no Simples: um dia histórico !

Amantes da boa cerveja,

o dia 1 de setembro de 2015 tem tudo para se tornar um dia histórico para a cerveja artesanal no Brasil: foi aprovado, quase por unanimidade – apenas 2 votos contra – de maneira categórica o projeto de lei que tratava de uma série de alterações no Super Simples, entre elas as alterações de faixa de receita e a tão falada inclusão das micro cervejarias no Simples !

micros_simples

Um grande, na verdade um enorme passo, mas ainda restam algumas etapas a serem cumpridas: o projeto agora vai para o Senado, onde necessita de maioria absoluta – a metade mais um dos 81 senadores - e depois, caso passe pelo Senado, o projeto vai para o colo da PresidentA Dilma, para que seja sancionado ou vetado.

 Na minha opinião, será apenas para cumprir as formalidades, dada à uniformidade de opiniões e discursos de todos os deputados, tanto da situação como da oposição. No Senado acredito que não vá ser diferente. Nem parecia o Brasil !

Gostaria de deixar aqui meus cumprimentos e agradecimentos para tantas pessoas que trabalharam exaustivamente pela aprovação desse projeto, além daqueles que divulgaram e fizeram barulho nas redes sociais: a Abracerva, representada por seu presidente Jorge Gitzler , e também não podemos nos esquecer do trabalho de Marcelo Carneiro, seu antecessor no cargo; o Ministro Afif Domingos e os parlamentares Jorginho Mello, Covatti Filho, Guilherme Campos, além de tantos outros; e todos os cervejeiros e simpatizantes que tumultuaram as redes sociais com informações sobre o andamento do projeto e orquestraram a pressão nos parlamentares por e-mail e outros meios, como Murilo Foltran – o mais empenhado na aporrinhação dos caras, com certeza! – Alexandre Bazzo, Victor Pereira Marinho, Maurício Beltramelli, Leonardo Satt, Leonardo Sewald, David Michelsohn, Bruno Moreira de Brito, Frederico Ming, Marcelo Holl Cury, Marcelo Ribeiro, André Cancegliero, Bob Fonseca, Alexandre Xerxenevsky, Paulo Almeida, Frank Skwirut,  e tantos, tantos outros que ajudaram nessa mobilização !

Parabéns a vocês ! Essa vitória é de todos nós !

E agora a luta é no Senado !

Bons goles e é hoje que me acabo nas artesanais, pra comemorar um pouquinho… na minha geladeira sempre tem espaço para todas !

artesanais