Lançamento: Wasabiru, Cervejaria Japas

Olá, amantes da boa cerveja !

Se alguns (muitos) anos atrás encontrar cervejas boas e diferentes era uma tárefa árdua – escolher entre Brahma e Antártica era cruel, e a Original era “A” cerveja! – hoje em dia novas cervejas são lançadas com muita frequência aqui na capital paulista.

É até difícil se programar para acompanhar tantos lançamentos: cervejas sazonais, cervejas de linha, novas cervejarias, novos brewpubs… a vida de pseudo-blogueiro não é fácil! É um trabalho realmente difícil e sacrificante acompanhar esses lançamentos e degustar novas cervejas…

:D

Pois bem, contaremos agora como foi o lançamento da Wasabiru, nova sazonal da Cervejaria Nacional em conjunto com a Japas Cervejaria.

_b4f_wassabiru-577x577

A Japas Cervejaria é uma cervejaria constituída por cinco ‘japas’ que se uniram para conceber essa American Pale Ale que, para ficar bem ‘oriental’, recebeu uma dose de wasabi na maturação.

japas_2

Fernanda Ueno, da cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto (presente virtualmente e em ‘poster’).

Carolina Oda, sommelière do Ici Brasserie, Gerente de Cerveja da Cia. Tradicional de Comércio e Professora do Science of Beer.

Carolina Okubo, da Cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto.

Maíra Kimura, da cervejaria carioca 2cabeças.

Yumi Shimada, sommelière, publicitária e designer de rótulos.

O lançamento aconteceu nessa última segunda-feira, dia 19/01/2015, na Cervejaria Nacional, que fica na Av. Pedroso de Morais, 604, São Paulo – SP.

A Cervejaria Nacional estava bombando de gente, todos sedentos pela inusitada criação das japas cervejeiras.

DSC08253
A Cervejaria Nacional estava ‘Crowdeada’

O sucesso foi tamanho que mais de 250 litros já se foram nessa primeira noite, um pouco menos da metade dos 650 produzidos. O restante continua engatado, podendo ser degustado na Cervejaria Nacional até o último gole.

A Wasabiru é uma American Pale Ale muito bem feita, bem aromática, com 5,5% de teor alcoólico.

Na aparência, ela apresenta uma coloração dourado clara, e é levemente turva. A carbonatação estava adequada, apesar da pouca duração da espuma.

No sabor, o malte é equilibrado por um amargor relativamente potente, e o Wasabi aparece como um tempero a mais na cerveja, sem sobrepujar os demais sabores.

Confesso que, embora não seja um apreciador de wasabi e da culinária japonesa em geral (apesar de ser casado com uma japa!), gostei bastante do resultado: meu medo era de que o sabor forte do wasabi mascarasse todos os outros aromas e sabores, mas isso não ocorreu. O sabor dele está lá, é perceptível, mas é bem mais suave do que eu esperava. Ficou uma mistura interessante e muito equilibrada !

Japas, parabéns pelo resultado final, uma ótima cerveja para iniciar uma história que tem tudo para ser duradoura!

Na foto abaixo, uma dica sobre a próxima cerveja a ser distribuída pelo Beer4Free…

japas_1

Amantes da boa cerveja, aproveitem para degustar a Wasabiru antes que seja tarde.

Bons goles e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>