15 anos de Wäls : um viva para a Dubbel !

Pegando carona no aniversário de 15 anos de uma das maiores cervejarias brasileiras, a Wäls, vamos fazer um post em comemoração à sua mais premiada cerveja: a Wäls Dubbel.

Essa cerveja é uma Belgian Strong Ale, mais precisamente uma Belgian Dubbel, estilo 18B do  BJCP.

A interpretação da Wäls desse estilo clássico é uma cerveja muito equilibrada. Ela possui uma acoloração castanha escura, e uma espuma bege, densa e com boa duração. Sua aparência é um tanto turva, resultante da refermentação ocorrida na garrafa.

Medalha de ouro no estilo Belgian Dubbel
Medalha de ouro no estilo Belgian Dubbel

No aroma, seus 7,5% de álcool transparecem um pouco, mas em perfeita harmonia com os outros aromas, como frutas secas, malte, caramelo.

Na boca, a sensação de calor do álcool é balanceada pelo corpo generoso da cerveja, que possui uma ótima base maltada dando suporte aos outros sabores que aparecem, como o tostado do malte e uma picância frutada gerada pelo fermento. É relativamente seca, e muito agradável de se tomar.

Linda garrafa, ótima cerveja.
                    Linda garrafa, ótima cerveja.

Contrabalanceando com a doçura da base maltada temos um amargor razoável, que apenas equilibra o paladar, deixando a cerveja ligeiramente adocicada, como manda o estilo. Esse amargor está na faixa de 26 IBU (índice que mede o amargor das cervejas).

Como referência do estilo, o BJCP sugere um amargor na faixa de 20 a 40 IBU, o que coloca a Wäls Dubbel na faixa menos amarga do limite determinado para o estilo.

Decididamente, é uma excelente cerveja, e não é por coincidência que ela foi premiada com a medalha de ouro na World Beer Cup de 2014. Um grande feito, levando-se em consideração que nunca uma cervejaria da América do Sul havia conseguido o primeiro lugar no pódio.

Portanto, usando como desculpa o aniversário dessa grande cervejaria, faça um favor a si mesmo e dê-se de presente uma dessas maravilhas: Wäls Dubbel.

Para melhor apreciar a cerveja, servir numa taça adequada, com temperatura entre 8ºC e 12ºC.

Essa ótima Dubbel pode ser encontrada nas versões de 350ml e 750ml, em lidas garrafas arrolhadas, e em chope em bares especializados.

E siga-nos no Twitter para acompanhar eventuais promoções, sorteios ou novidades. [follow_me]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>