Análise: Capitu Tilted Barn

Amantes da boa cerveja,

a cerveja que escolhemos para sortear para os amigos do Beer4Free em nosso último sorteio foi a Capitu Tilted Barn (celeiro virado), uma Specialty Beer que consegue ser clara e leve, mas ao mesmo tempo defumada e aromática, uma cerveja com personalidade.

Ela foi criada pelos cervejeiros Fred Ming e Marcelo Cury, e possui uma história interessante.

Tudo começou em Berlim, onde o então arquiteto Frederico Ming esteve em 2009, ao longo de um ano sabático. Ele se instalou em um squat, vagão de trem adaptado, na companhia de estudantes e artistas de vários países.

Com a aproximação do inverno foram necessários reparos no teto do vagão, de maneira a melhor isolar o telhado fino da neve que se anunciava. E, no teto do vagão, Ming se deparou com uma planta misteriosa que crescia: era o lúpulo !

O amigo alemão Heinz Bier então apresentou a planta a Frederico e dias depois o introduziu aos segredos do Homebrewing, a arte de fazer cerveja em casa.

De volta ao Brasil, Fred deu continuidade a esse projeto e juntou-se ao também arquiteto Marcelo Holl Cury, amigo desde os tempos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP).

De lá pra cá, eles adquiriram várias histórias para contar, muito pelo fato de serem dos mais inventivos Homebrewers do Brasil, tendo chegado ao ponto de adaptar uma máquina de lavar roupas para transformá-la numa máquina malteadora de grãos (praticamente todos os cervejeiros caseiros do universo compram os grãos já malteados, ao invés de malteá-los em casa!)

fred
À esquerda, Marcelo Cury e a máquina de lavar – malteadora; à direita, Frederico Ming e seu equipamento de Homebrew.

Voltando à nossa cerveja escolhida, a Capitu Tilted Barn, ela possui 5.1% de teor alcoólico e um amargor de 20 IBU, o que não a deixa muito amarga.

A cerveja leva cevada crua em sua fórmula, além de malte defumado, dry hop de Simcoe e Mosaic e levedura S-04, que é uma levedura de alta fermentação.

Sua espuma é cremosa e duradoura.

capitu

Chega a ser surpreendente como o defumado é evidente, mas sutil a ponto de deixar os outros aromas e sabores mostrarem sua cara ! Você simplesmente consegue detectar esses aromas e sabores lado a lado, lúpulo e defumado, cítrico e levemente amargo x defumado, um dry hop fenomenal, um sem mascarar o outro !

Refrescante, com um corpo aveludado que me remete à cevada crua, relativamente seca, limpa em termos de fermentação !

As cervejas da Capitu, além de muito bem feitas como cerveja propriamente dita, tem um enorme cuidado com o produto como um todo, principalmente com sua identidade visual: a linha de cervejas remete à emblemática Maria Capitolina Santiago (Capitu, como é conhecida), personagem de uma das maiores obras de Machado de Assis, que ficou famosa por seus “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”.

capitu_olhos2
Esses olhos dissimulados são retratados na arte gráfica da cerveja, que possui um rótulo contínuo, numa faixa estreita que dá a volta em toda a garrafa, ficando muito, muito bonita mesmo, tendo sido inclusive eleita como a mais bonita de 2014 por algumas personalidades do ramo cervejeiro na famosa enquete do Bob, jornalista respeitado no mundo cervejeiro.

https://osmelhoresde2014.wordpress.com/

Enfim, uma ótima cerveja !

Aos que ganharam, aguardem que em breve ela chegará pelo correio, para que seja degustada com calma e tranquilidade no conforto de seu lar !

Aos que não ganharam, confira os pontos de venda em:

http://www.cervejacapitu.com.br/#!contato/c24vq

Bons goles !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>