Quem aí já tomou Fio Terra?

Amigos,

na noite de 10/03/2015, aconteceu no EAP o lançamento da nova cerveja da Urbana, a Fio Terra, uma autoproclamada Orange IPA com 70 IBU de amargor.

fio_terra

A Urbana, mais uma vez, trilhou o caminho da irreverência para dar nome a uma de suas cervejas, algo muito comum no ramo das cachaças (quem nunca tomou uma cana grossa Nabunda?), mas pouco explorado nas cervejas até a chegada da Urbana.

nabunda

Como diz a propaganda da Fio Terra, é uma cerveja com um toque diferente – de laranja !

Dessa vez, o pessoal da Urbana se superou, e foi gravado até um vídeo promocional que ficou muito engraçado (ainda mais para quem conhece os “atores” do vídeo)… hahahahahaha… só acho que tinha que ter aberto a garrafa “no dente”, abridor de garrafas é coisa de boiola !

Com relação à cerveja, a Fio Terra é uma IPA muito bem feita, é uma Single Hop que utiliza apenas Amarillo, o que por si só já lhe proporciona um aroma bem cítrico característico desse lúpulo.

A laranja, que foi adicionada em forma de uma farinha feita com a casca da fruta, foi adicionada tanto na brasagem como na maturação. Entretanto, é sutil, o toque frutado (ui) aparece no aroma, no sabor ele é um pouco encoberto pelo amargor potente da cerveja.

Foram produzidos 2.500 litros nesse primeiro lote, e a cerveja está disponível em garrafas de 330 ml e em chope.

fio_terra_pq

Eu não pude comparecer à festa de lançamento, que se iniciou às 19:00hs, mas dei um jeito de passar no EAP durante o dia e tive a oportunidade de tomar o primeiro chope depois do barril ser engatado !

Quando saiu a notícia de que ia ter Fio Terra no EAP, uma semana antes do lançamento começou a se formar uma enorme fila na porta do estabelecimento, e os organizadores do evento tiveram que deixar bem claro que se tratava apenas de uma cerveja, para evitar que o bar sofresse processos por propaganda enganosa !

Fui desafiado a sair falando pra todo mundo que eu adorei tomar Fio Terra… então lá vai:

“Tomei Fio Terra e áááááááááá-dooooo-gueeeeeeeeeeeei ! ”
hahahahahahahahahahaha

Agora, falando sério: eita mundo chato esse em que estamos vivendo ! Ouvi relatos de pessoas que sentiram ofendidas com a brincadeira feita com o nome da cerveja, e aquela velha patrulha do politicamente correto deu as caras mais uma vez, com um falso moralismo hipócrita que adora julgar os outros antes de julgar a si mesmo.  Afinal, é só uma cerveja com nome bem humorado… e bom humor não faz mal a ninguém !

Para essas pessoas, acho que só há um remédio: tomar fio terra. E se puder ser acompanhado de uma boa cerveja, como esse ótimo lançamento da Urbana, melhor ainda ! E se de quebra estiver rolando Lionel Ritchie então… hehehe

Bons goles a todos, e tomem Fio Terra com moderação !

2 opiniões sobre “Quem aí já tomou Fio Terra?”

  1. Vou postar aqui o que eu comentei na Confraria Jauense…

    Quando li sobre o lançamento da cerveja (https://www.facebook.com/UrbanaCervejaria/photos/a.347817345240490.82256.328661303822761/894093910612828) no dia 05/03, estava no celular e pela dificuldade (e falta de vontade) não pesquisei pra descobrir o estilo da breja.. Só vi “adição de laranja”.. Pensei ser uma Wit ou que iam tentar algo novo (que meio que foi o caso). Mas também não tinha a informação se era casca de laranja, suco, semente, bagaço, nem nada…

    Era uma estratégia de marketing pra despertar interesse? Se foi, pra mim funcionou; porém foi meio frustrante não ter informação alguma sobre a cerveja, só foi dado foco ao nome dela… A Urbana sempre se destaca pelo bom humor ao nomear seus rótulos (tipo a “Gordelícia”), então não vejo necessidade da falta de informação ao consumidor quando lança a breja em redes sociais… Se quer deixar no ar, faça propositalmente e lance um desafio, motive a interação e faça o público alvo acessar o site para descobrir do que se trata.. Pelo menos eu vejo dessa forma…

    Mas, passada a frustração e sabendo do que se trata, deu vontade de experimentar essa breja! rsrs…

    Parabéns ao pessoal da Urbana que sempre leva bom humor às suas peças e produtos. O mundo tá demasiadamente chato e tudo o que você fizer hoje em dia, sempre tem aquela parcela que vai te criticar. Então, deixa rolar. Tem que confiar e apostar no seu instinto.

    O vídeo? Achei tosco demais! Mas quem disse que ser tosco é ruim? Chama a atenção e fica na memória, isso é o que importa!

    Abraço!

  2. Grande Ricardo,

    é verdade, algumas das fotos iniciais utilizadas para divulgar a campanha não deixavam claro o estilo, nem dava para visualizar direito na foto (como essa do Facebook que você mencionou).

    Depois, vi uma outra versão, com a foto completa do rótulo (como a que coloquei acima), e dava pra ter uma ideia melhor, pois dava para ver (com alguma dificuldade) que se tratava de uma Orange IPA com 70 de IBU.

    De qualquer forma, de longe o destaque da campanha foi o nome da cerveja.

    E, ao que tudo indica, parece que dá certo, porque muita gente comenta sobre o nome, dá risada, e só depois pergunta do que se trata… pra você ter uma ideia, o lançamento oficial foi à noite no EAP, mas na hora do almoço já tinha disponível em garrafas, e eu tomei uma. E, em apenas 15 minutos, eu vi umas três pessoas perguntando para os garçons, aos risos, o que eu estava tomando…

    E você achou o vídeo tosco? Ah, vá… hahahahahaha

    Abraço, meu amigo !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>